A tradicional ação cultural da Prefeitura de Contagem, denominada “Noite Mineira de Museus e Bibliotecas” volta a acontecer nesta sexta-feira (19/5), das 18h às 23h. Desta vez na Irmandade Família dos Marianos, no Eldorado, onde será realizada a “Grande Kizomba no Quintal dos Marianos”, atividade que celebra a história e ancestralidade negra (confira a programação no fim da matéria). O evento é gratuito.
De acordo com a diretora de Patrimônio de Contagem, Aniele Sousa, a Irmandade será inventariada como Patrimônio Imaterial de Contagem e contemplada com o prêmio Patrimônio Imaterial: Irmandades de Congado de Contagem.
“O patriarca e a matriarca da família vieram morar no Eldorado quando o bairro ainda estava em processo de desenvolvimento. Logo, os Marianos carregam história e ancestralidade negra por meio da cultura religiosa (reinado e umbanda), pela música (roda de samba) e pelas vivências carregadas de estudos sobre a cultura negra”, explicou.
Irmandade Família dos Marianos
A história da irmandade data do final do século XVIII e traz uma junção de tradições e costumes de duas famílias, os Belarmino e os Mariano. Personalidades como Sebastião Teodoro, Sebastião Belarmino, Geraldo Mariano, Pai Gusto, Tio Biluca e Maria do Rosário deixaram seus nomes em diferentes épocas da irmandade. No ano de 1963 toda a família veio para Contagem, onde fixaram moradia. Eles foram um dos primeiros moradores dos bairros Eldorado e Água Branca, vivendo aqui até os dias atuais.
Geraldo Mariano era um líder nato e visionário e, mesmo semianalfabeto, no ano de 1975, fundou e registrou a Irmandade Centro Luminoso Divino Espírito Santo em cartório. Como últimos pedidos, próximo à sua morte, em 1987, desejou que a Guarda do Divino Espírito Santo começasse a sair em Contagem e de que a família não deixasse o reinado dele acabar.
Esses pedidos, reforçaram e mantiveram os laços familiares fortes entre seus descendentes, que, desde então, organizam e participam anualmente com a Guarda do Divino Espírito, no mês de janeiro, na festa da Igreja São Sebastião, em Contagem; e com a Guarda Nossa Senhora do Rosário, junto com os Belarmino, na Cidade de Passa Tempo, nos meses de maio e outubro, mantendo, assim, sua tradição histórica, cultural e religiosa nessas cidades e no cenário de Minas Gerais.
Hoje a presidência da Irmandade está com José Alenir da Silva (3a Geração), e conta com a participação dos familiares da segunda, quarta e quinta gerações da Família Mariano. Essas manifestações garantem que os seus descendentes, conheçam e atuem em nome da valorização e reconhecimento de suas raízes africanas e familiares.
Os negros vindos da África, trouxeram com eles diferentes ritos e práticas religiosas, que eram realizadas em segredo, nas senzalas ou nas matas, dando, assim, origem às irmandades que atuam até hoje nas festas do Rosário e em tantas outras manifestações de cultura e resistência.
A Irmandade da Família dos Marianos está localizada na rua das Acácias, 884, no Eldorado. No local haverá venda de comidas e bebidas.
Noite no museu
A “Noite Mineira de Museus e Bibliotecas” é um evento que acontece mensalmente em Contagem, quando o horário de visitação em um ponto de cultura é estendido, a fim de que a população possa visitar e conhecer as exposições ou conhecer aquele local e sua história. O projeto integra a 21ª Semana Nacional de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Confira a programação:
Noite Mineira de Museus e Bibliotecas - Grande Kizomba no Quintal dos Marianos
Data: 19 de maio - sexta-feira
Local: Irmandade da Família dos Marianos - rua das Acácias, 884 - Eldorado
18h - Apresentação da família e mística
19h - Apresentação do terreiro de umbanda
20h - Apresentação da guarda de Moçambique do Divino Espírito Santo
21h - Apresentação do Coletivo Negras Contagem
22h - Samba da Família Mariano
23h - Agradecimento e encerramento
Serviço:
Noite Mineira de Museus e Bibliotecas - Grande Kizomba no Quintal dos Marianos
Endereço: Rua das Acácias, 884 - Eldorado (Quintal dos Marianos)
Horário: A partir das 18h